Problema na coluna é o que mais afasta do trabalho
As doenças osteomusculares e as de transtornos de humor são as mais comuns no afastamento do trabalho. Os dados foram levantados pelo Laboratório de Saúde do Trabalhador da Universidade de Brasília (UnB), que analisou 26 milhões de registros de trabalhadores ao INSS.
De acordo com o ranking das doenças com mais afastamentos entre os anos de 2000 e 2004, as dorsopatias (problemas de coluna) estão em primeiro lugar, em segundo os traumatismos do punho e da mão, em terceiro as tendinites e tenossinovites (inflamação de tendão), em quarto os traumatismos de joelho e perna, e, em quinto, os transtornos de humor.
Em 13 de outubro de 1969, a fisioterapia e a terapia ocupacional foram devidamente regularizadas. Em quatro décadas de existência regular, ambas as profissões comemoram a inclusão do trabalho dentro das empresas.
Os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais têm mostrado que o trabalho pode contribuir em diversas áreas da saúde. Hoje, os profissionais atuam nas áreas cardiorrespiratória, da saúde da mulher, do trabalho, dos distúrbios do sono, dermatofuncional, estética, uroginecológica, esportiva, neurológica, ortopédica, oncológica e trabalhando com quiropraxia e osteopatia.



